• audiobrazil@audiobrazil.com.br
  • (11) 4172-1413
  • (11) 9 8198-0064

Tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de estúdios de gravação, produtoras e outros seguimentos da indústria fonográfica.

TEC 101 – Produção Musical | Janeiro 2018

Tem como objetivo preparar o aluno para o mercado de estúdios de gravação, produtoras e outros seguimentos da indústria fonográfica. Formação Técnica Completa de Áudio e Produção Musical – Extensivo

O Programa de Formação Técnica de Áudio e Produção Musical TEC 101 Produção Musical, é um curso que abrange todos os conhecimentos teóricos, e práticas necessárias para a produção de um disco.

Indo desde o básico da física do som, passando por todos os temas pertinentes, com práticas em estações, até um projeto prático de produção gravado e mixado pelos alunos.


Programa completo de qualificação

Disciplinas do Programa:

 

Multitrack e história do áudio

A compreensão do desenvolvimento do áudio e produção musical e o sistema multitrack traz melhor entendimento do trabalho atual.

Física do som

O entendimento do comportamento físico do som, frequências, fase, fenômenos acústicos entre outros assuntos pertinentes as propriedades sonoras são primordiais para o domínio da linguagem sonora. A Audiobrazil tem um novo conceito e aborda esses temas de forma aplicada, auditiva e visual para o melhor entendimento e assimilação por parte de seus alunos.

Decibel

A compreensão dessa escala de relação de grandezas se faz necessária para melhor entendimento de sua aplicação no dia a dia do áudio.

Psicoacústica

A ciência que estuda a forma que interpretamos o som. Usada como fator para confecção de mixagens em estúdio e sons ao vivo.

Fundamentos de elétrica e eletrônica

Base e noções de elétrica e eletrônica indispensáveis para o melhor entendimento de equipamentos.
Transdutores ( Falantes, microfones e amplificadores )
Compreende todos os equipamentos de áudio que transformam energia acústica em elétrica ou vice-versa.

Acústica

Ramo da física sonora que nos faz entender o comportamento do som no meio físico. Importante para o domínio do ambiente que estamos trabalhando que influencia diretamente em seu resultado final.

Microfonação

Manipular os microfones conhecendo a ferramenta e o contexto em que aplicamos é uma arte que pode nos trazer grandes benefícios em um trabalho de áudio, dispensando muitas vezes grande processamento posterior.

Áudio digital

O áudio digital faz parte de uma realidade do desenvolvimento tecnológico através do tempo, muitas ferramentas são desenvolvidas diariamente para o mundo digital.

DAW’s ( conceitos de Protools, Logic e Mixbus )

Digital Audio Workstation, ou softwares de áudio. Apresentamos os conceitos de softwares que são usados largamente em trabalhos de áudio.

✔ ProTools, renomada e poderosa plataforma de gravação, edição e mixagem.

✔  Logic, plataforma da Apple muito indicada para programação e arranjos em produção musical. Com poderosas ferramentas para fins musicais.

✔ Mixbus, software desenvolvido pela Harrison, conceituado fabricante de consoles. Emula de forma muito convincente os consoles da marca. Mesas de som usadas para trabalhos como Michael Jackson, Queen, Elton John, entre outros, assim como muitos trabalhos de cinema, como é o caso do filme Avatar.

Filtros e equalizadores

Entender o funcionamento dessa ferramenta é de suma importância para sua melhor utilização em um trabalho de áudio, inclusive para avaliar a sua necessidade de utilizalação.

Equalização

Aplicação da ferramenta em seu contexto de mixagem. Equalização de um instrumento e a forma com que ele soa e reage dentro do contexto musical.

Processadores de dinâmica (Compressor, limiter, gates, exciter, D-esser entre outros)

Estudo dos processadores de dinâmica e seus parâmetros e as correlações entre eles.

Utilização dos processadores de dinâmica

Podemos utilizar os processadores de dinâmica para seu papel básico assim como para efeitos. Compreende nisso, compressão paralela ( N..Y Compression ) side-chain entre outros usos e aplicações práticas.

Fxs / Efeitos ( Delay, Reverb, Efeitos de modulação, entre outros)

Estudo das simulações de efeitos processados, efeitos de convolução, estudo dos parâmetros na construção dos efeitos aplicados a uma mixagem.

Consoles (mesas) analógicas e digitais

Consoles, mesas e mixers são equipamentos eletrônicos que estão presentes em nosso trabalho de forma praticamente integral, tanto em som ao vivo como em estúdio. Estudo do funcionamento de um channel strip, sessões e aplicação de suas ferramentas e direcionamentos, estudo do prévio do fluxograma para melhor domínio prático. Toda a visualização e exercícios dentro de situações práticas para o melhor desenvolvimento.

Produção Musical

Ferramentas de trabalho de um produtor musical, pré-produção, análises de letras, formas e estruturas de uma composição, mixagem artística, mercado e music Business, mídias, treinamento Auditivo, organização de projeto.

DAWs (Avid Pro Tools/Harrison Mixbus/Slate Raven MTi)

Abordagem de ferramentas de edição e mixagem dentro dos softwares com trabalho em uma sessão para melhor exploração das ferramentas do Pro Tools e Harrison Mixbus.Slate Raven MTi, mostramos a plataforma touch que suporta Daws como Pro tools , Cubase e Logic e permite fazer edições sem limitações e com redução de tempo impressionantes. O futuro em trabalho de edição e mixagem de áudio.

Gravação e mixagem aplicada

Projeto de uma música de uma banda ou artista gravado e mixado pelos alunos, a intenção é a aplicação de todo conteúdo aprendido durante o curso e a organização para o trabalho conjunto, desde a montagem de uma sessão e preparo do estúdio até a finalização do projeto e entrega para o artista.