• audiobrazil@audiobrazil.com.br
  • (11) 4172-1413
  • (11) 9 8198-0064
  • 18/05/2016
  • 330 vezes

Com a evolução tecnológica a produção caseira se tornou uma realidade cada vez mais presente nesses últimos anos.


Home studio

Até mesmo estudantes de música hoje podem desenvolver seus estudos baseados em plataformas digitais para composição de seus tema, e  assim desfrutar disso para melhor auxílio em seus estudos musicais.

O grande problema encontrado pela maioria é a intimidade e conhecimento básico com ferramentas de áudio e de edição dentro dos softwares.

A importância do prévio conhecimento na área do áudio e da produção musical se torna cada dia mais indispensável para suas carreiras dentro da música.

O discernimento entre o que ter em uma estação básica de áudio, quais equipamentos usar, custo benefício, quais as aplicações dos softwares, como usar as ferramentas contidas nessas plataformas, maior produtividade nas composições, entender a realidade de um home studio e quais trabalhos podem ser produzidos dentro do contexto é de suma importância.

A ideia sobre o setup usado em relação aos instrumentos executados, suas possibilidades de timbres e desenvolvimento de trilhas a partir da aplicação das ferramentas disponibilizadas traz muitos benefícios para quem utiliza sua estação de trabalho em casa.

O setup de home studio acaba por ser algo cada dia mais presente no dia-a-dia de um estudante de música, músicos, engenheiros de áudio e produtores.

Existem algumas perguntas básicas que são feitas quando falamos de home studio:

1- Trabalhar com bateria acústica ou programada a partir de samplers?

O home studio muitas vezes fica limitado ao espaço e acústica da sala, portanto uma pré produção acaba por agilizar o trabalho posterior em um estúdio com maior estrutura acústica, entretanto dependendo do trabalho podemos utilizar samplers, até mesmo porque alguns estilos musicais admitem bem essa realidade, e em alguns casos é o que se necessita de fato.

2- Produtores e músicos utilizam seus homes para confeccionar suas prés-produções e utilizam instrumentos gravados em outras estruturas maiores?

Sim, isso é muito comum. Podemos dizer que caso necessite de uma gravação em uma estrutura maior podemos utilizar estúdios que comportem essa realidade e complementar alguns instrumentos da produção no próprio home studio. Isso é muito comum principalmente quando é necessário gravar bateria acústica ou outros instrumentos acústicos que não são comportados em estruturas menores e que exigem melhores salas e cuidados maiores na captação.

3- Qual investimento que tenho que ter para poder trabalhar em meu home studio?!

O investimento vai muito da necessidade e do foco dos trabalhos produzidos, sendo o custo-benefício  o que realmente pode trazer vantagens para o propósito de termos algo em nossas casas.

Algumas coisas são básicas, como uma boa máquina para fazer mix in the box ( mixagem dentro do computador ), com bom processamento para poder rodar melhor seu plugins e conseguir abrir um número de trilhas razoáveis para mixar. Controladora se precisar criar arranjos e trabalhar com samplers, um bom hd externo para poder ter guardado seus áudios dos projetos gravados, mobilidade para trazer projetos de fora para mixar, e também  para guardar bancos de samplers se assim tiver necessidade, fone de ouvido de qualidade mínima, par de monitores para áudio e placa de som externa com mínima qualidade.

Para mixar de forma mais apropriada é interessante conhecer as deficiências da sala de seu home e se possível minimizar alguns problemas acústicos.

4- Posso optar trabalhar totalmente em meu espaço e ignorar o fato de ter que alugar estúdios com acústicas superiores e equipamentos de ponta?!

Apesar da diferença de um grande estúdio e um de pequeno porte serem evidentes em questão estrutural, é possível com conhecimento conseguirmos resultados muito interessantes mesmo dentro de uma possível limitação. O profissional com conhecimento, bagagem e talento consegue obter o máximo do mínimo. Uma produção mal feita será sempre ruim mesmo em um estúdio com grande estrutura. A distância começa a aumentar quando possuímos melhores desempenhos por parte do trabalho humano envolvido, condicionando assim uma vantagem aos estúdios com maior estrutura quando usado por melhores profissionais.

Portanto, a escolha dos profissionais que trabalharam no projeto é de grande importância para o resultado final, caso seja o intuito ter um trabalho de qualidade desde a pré até a pós-produção.

Para estudos e pré-produção fica inquestionável que uma estação de áudio acaba ajudando e muito o desenvolvimento dessas atividades.