• audiobrazil@audiobrazil.com.br
  • (11) 4172-1413
  • (11) 9 8198-0064
  • 18/05/2016
  • 319 vezes

Audiobrazil cria parceira com José Eduardo, locutor apresentador de rádio em São Paulo.


Hoje quero falar para você, profissional, admirador ou interessado em tornar-se locutor, seja em rádio, estúdio de gravação, locuções em lojas e demais segmentos da locução.

A importância das expressões corporal e facial no desempenho da locução.

No dia a dia, conversando com as pessoas, até mesmo no telefone, estamos em gesticulação constante, sendo utilizada de forma natural pelo corpo e mente para apoiar todas as palavras que são ditas. O mesmo acontece em frente a um microfone no desempenho da locução.

Para os iniciantes, a primeira barreira a ser quebrada é o medo de encarar o microfone, felizmente por pouco tempo, pois a maioria dos alunos supera rapidamente esta dificuldade, já que no mundo da locução, dublagem ou comunicação, o fator preponderante é a utilização de inflexões e interpretações do comunicador, obtidas com o apoio das expressões corporais e faciais, o microfone nada mais é que um condutor das nossas frequências vocais, não é o que você vai falar ao microfone e sim a técnica de interpretação que você utilizará para convencer um determinado público.

As técnicas e habilidades da locução passam por diversos estágios para que nos tornemos aptos a desempenhar com segurança e credibilidade qualquer texto ou roteiro.

• Falar ao microfone/postura corporal.

• Dicção/respiração.

• Expressões físicas de apoio a locução.

• Interpretação e domínio do texto/roteiro.

O conhecimento destas técnicas e habilidades de locução, são os passos mais importantes para adentrarmos no mundo dos que se comunicam de forma convincente para pequenos ou grandes públicos.

José Eduardo é atualmente locutor da TOP Fm 104,1 (antiga Tupi FM de São Paulo), é professor de locução publicitária e ministra cursos com metodologia internacional, além de promover Workshops não só em São Paulo, como no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, para locutores e comunicadores de grandes empresas de produtos populares. Foi locutor de outras grandes rádios, como Globo FM, Jornal do Brasil, Transamérica FM, Manchete FM e Radio Cidade de São Paulo 96.9, onde apresentou o Love Songs”, famoso programa romântico dos anos 80 e 90, que marcou época no rádio da capital paulista.